quinta-feira, 10 de março de 2011

Bipolaridade

Atualmente está "na moda" ser Bipolar, ou seja, apresentar Transtorno Afetivo Bipolar. Qualquer alteração de humor já se diz que é Bipolaridade, pois bem, não é assim! Muitos confundem um transtorno psiquiátrico com alterações normais de humor desencadeadas por nossas vivências cotidianas. É a Lei da Causa e Efeito: dependendo do que eu vivo, vou reagir de determinada forma. Se tenho experiências boas em minha vida, é natural que me sinta bem e apresente bons comportamentos, caso contrário, reagirei manifestando sentimentos negativos e comportamentos ruins. Enquanto que no Transtorno estas alterações de humor não tem uma causa, não tem um motivo real, apenas se modifica o humor bruscamente, de uma hora para outra. Temos que tomar o cuidado de não nos rotularmos e não usarmos a doença psíquica como motivo para justificar nossos comportamentos errados. Bipolaridade é doença séria, que deve ser tratada com acompanhamento psiquiátrico e psicológico, medicação e informações corretas sobre a doença. Ela tem controle, mas para isso é necessário o diagnóstico certo!

Um comentário:

  1. Oi Grazi! Nossa que bacana o teu blog, dá continuidade! Sei que o tua agenda é bem cheia, mas é uma delíca poder compartilhar esperiências través do blog e eu não vou sair daqui,rsrsrs. Obrigada pela visita lá no meu blog, adooooro fazer minhas postagens me faz bem, como eu já havia comentado contigo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir